balanco infantil importancia

Antigamente, antes da era digital, era comum as crianças brincarem na rua ou no quintal. Porém, hoje em dia, boa parte passa o tempo assistindo televisão, acessando a internet ou jogando no videogame.

Com isso, elas perdem a chance de desenvolver a coordenação motora, consciência corporal, senso de equilíbrio e flexibilidade. Afinal, o parquinho ajuda a simular situações do dia a dia de forma natural, permitindo os movimentos corporais em tom de brincadeira.

Benefícios

As horas de lazer devem fazer parte da vida da criança porque elas proporcionam experiências de socialização, ampliando o contato com outros indivíduos e também com elementos da natureza. Além de se divertir nos brinquedos, ela pode interagir com pássaros, por exemplo, ou brincar com folhas.

De acordo com a educadora Maria Angelo Barbato, em entrevista à revista CRESCER, o balanço infantil dá a sensação de velocidade e tempo, além de estimular movimentos de impulso.

O gira-gira traz sensações diferentes. Ele é redondo, então o senso de equilíbrio não é o mesmo do balanço. Da mesma forma, a gangorra insere a noção de peso e impulso, também com movimentos de pernas.

A importância do balanço infantil para crianças com problemas sensoriais

O balanço costuma ser um dos brinquedos mais disputados no playground. Mas, os pequenos nem imaginam as vantagens que ele proporciona além do entretenimento. Segundo estudos neurológicos, as crianças que se balançam com frequência dormem bem. Isso porque o movimento equilibra a atividade cerebral.

Os problemas sensoriais podem ocorrer durante o desenvolvimento do indivíduo. Por exemplo, há crianças que não gostam de etiquetas de roupa em contato com a pele. Outras, não usam meias porque causam incômodo na pele. Barulhos altos podem gerar sensibilidade, assim como alimentos frios ou quentes.

Como o balanço pode ajudar?

Nestes casos, o balanço não é capaz de solucionar todos os problemas, mas funciona como uma terapia. Como já foi dito, ele atua nas habilidades de percepção, no sendo de movimento, consciência espacial, interação social, condicionamento físico e integração sensorial.

Para quem reside em apartamento, é fácil manter a rotina de lazer: basta ir até a área do playground. Mas, no caso de quem reside em casa, um bom investimento pode ser a instalação de balanço infantil e outros brinquedos no quintal. Dessa forma, as crianças têm maior estímulo para brincar sem esperar os pais terem tempo disponível para levá-las no parque e outros espaços de lazer.

Viu como um passatempo ao ar livre faz toda a diferença no desenvolvimento do seu filho? Aproveite qualquer oportunidade de incentivar brincadeiras para garantir que as crianças se divirtam e aprendam ao mesmo tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *