Boa parte dos brasileiros acaba gastando mais do que queriam no supermercado mensalmente, principalmente as famílias da classe C. Um dos erros mais comuns é ir ao supermercado acompanhado de crianças e sem uma lista de compras. Sem contar que ir com fome pode aumentar mais o gasto com os alimentos e o tempo de espera na fila do caixa faz com que acabamos por não resistir aos chocolates, chicletes, revistas e outras coisas que os lojistas colocam estrategicamente.

Se você faz parte desse grupo e gasta mais do que planeja nas compras, conheça nossas dicas de como economizar no supermercado:

1. Lista de compras

Ela é necessária para levar ao supermercado e precisa conter os ingredientes que você usa em seu cardápio semanal. É claro que a lista não vai evitar os excessos de consumismo, mas ajuda a evitar os impulsos de levar produtos desnecessários.

2. Deixe os filhos em casa

As crianças querem tudo o que veem, portanto as compras podem sair do controle.

3. Evite compras mensais

Fazer comprar para o mês inteiro te induz a exagerar, pois você terá que comprar para um período prolongado e ainda corre o risco de perder a validade de alguns alimentos. Ao comprar toda semana você pode aproveitar as ofertas e não correr o risco de algum produto ou alimento estragar até o final do mês.

4. Não vá ao supermercado com fome

Coma antes de ir fazer as compras, caso contrário tudo o que você ver será relacionado com a sua fome e vai para o carrinho.

economizar compras

5. Compre online

Você pode comparar supermercados virtuais e físicos, onde os virtuais oferecem mais ofertas e ainda cupons de desconto.

6. Compre no atacado

Se a sua família é grande, aproveite os produtos em maior quantidade, pois eles costumam ser até 20% mais baratos.

7. Compre poucos alimentos perecíveis

Ao fazer a sua compra em supermercados, leve poucos alimentos perecíveis, optando por ir toda semana à feira para comprar frutas e verduras, por exemplo.

8. Compre mais após o dia 15

Como a maior parte das pessoas recebe no começo do mês, as promoções são menores. Prefira comprar na segunda quinzena que é quando os supermercados fazem mais promoções para atrair clientes.

9. Opte por marcas próprias

Elas custam até 20% menos e a qualidade pode te surpreender. Experimente!

10. Produtos de prateleiras inferiores

Geralmente os produtos que ficam a altura dos olhos são os mais caros. Tente reparar os produtos similares que ficam nas prateleiras inferiores.

Ao fazer compras em supermercados, é importante que você saiba pelo menos um pouco sobre finanças pessoais e alguns passos importantes que você precisa entender para planejar, organizar e gastar o seu dinheiro. Isso porque muitas pessoas chegam ao final do mês e se desesperam por não ter mais dinheiro, inclusive para uma emergência.

Seguindo nossas dicas citadas acima, com certeza você vai conseguir comprar o que realmente vai consumir em sua casa durante o mês, sem perder produtos e alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *